domingo, 20 de maio de 2007

sugestao

Olá। Estou enviando esta minha escrita como sugestão para iniciarmos a introdução do texto। Pensei aqui em falar também da importância que a imagem teve na evolução dos tempos onde poderíamos citar mitos, lendas e literatura infanto-juvenil que falam do fascínio da imagem pelo homem (como a lenda da vitória régia o reflexo da madrasta da Branca de Neve no espelho...).Depois falar do salto que a tecnologia deu com a invenção dos aparelhos de vídeos até chegar ao youtube. Tentei colocar alguma coisa, mas achei muito pobre! Como não conhecia o youtube falta acrescentar mais sobre ele em termos educacionais e/ou como veículo de informação e comunicação. Um abraço: Sirlei-Vacaria-RS (continuo pesquisando)

(Titulo tem que ser interessante)

Sugestao para iniciarmos a:

INTRODUÇÃO:

Nossos ancestrais pré-históricos com toda sua fragilidade em relação aos outros animais destacaram-se desde os primórdios pela sua capacidade de utilização dos recursos naturais em benefício próprio. Com materiais como pedras, ossos, cipós e paus, criaram ferramentas que os ajudaram não só na sua sobrevivência para evitar o ataque de outros animais e suportar os fenômenos da natureza como também na ampliação na sua forma de comunicação. Até hoje encontramos registros em pedras com desenhos e símbolos que confirmam esta citação. O homem também confirmou sua inteligência fazendo com que estas ferramentas evoluíssem através dos tempos, pois, quando descobriu o fogo, comunicava-se através da fumaça e labaredas; mas, foi com a sua descoberta do bronze e do ferro que estes recursos foram transformados e utilizados como tecnologias, onde a maioria utiliza como objeto de exploração a imagem. As imagens são construídas em nossas mentes a partir de estímulos visuais e sonoros, tornando-se mensagens individualizadas.
Como as tecnologias são ferramentas inventadas pelo homem para realizar determinadas ações, afim de que suas necessidades sejam supridas em seu cotidiano, surgem recursos tecnológicos variados e sofisticados constantemente que transformam e ampliam nossa maneira de comunicar, pensar, sentir agir e construir conhecimento. Neste contexto, e sabendo da importância e utilização que se faz das tecnologias da informação e comunicação na educação com a finalidade de promover aprendizagens nos dias atuais, é que a mídia vem investindo em softwares cada vez mais potentes. Do simples aparelho de vídeo, a sensação do momento é o Youtube , que é um site de compartilhamento de vídeos na internet onde após efetuarmos um cadastro, poderemos compartilhar através de um software nossos vídeos para que qualquer pessoa no mundo possa assistir. Os professores já estão aderindo a ferramenta, pois, através dela se poderá distribuir vídeos elaborados pelos alunos,assim como ser um excelente recurso para Estudos à Distância.

(Muito ainda se tem que acrescentar)


Algumas das minhas descobertas:


You significa "tu" e tube significa "tubo" em referência a tubo de um televisor, mas o certo é que
Youtube vem do significado de uma gíria "televisão". Youtube é o site mais famoso de vídeos e foi fundado em 2005 pelos criadores do sistema PayPal e surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.As estatísticas oficiais confirmam que diariamente mais de 30 milhões de pessoas acessam o YouTube para assistir os vídeos.
Através do YouTube dá para mostrar os vídeos que fazemos e/ou vídeo preferido e mandar o link por e-mail ou MSN ou ainda colocar em Site ou no blog. Se alguém tem o youtube no seu blog, podemos entrar e acionar o vídeo lá mesmo.
Dizem que “é super fácil colocar vídeo no blog” e explicam como fazer passo a passo. Primeiro, claro, você entra no site do Youtube, procura o vídeo que quer ver, colocando uma palavra chave (Madonna, por exemplo) numa "janelinha" como essa aí abaixo e clica em "search".
No primeiro tem o "Permalink" do vídeo, que é como o endereço dele na web, que você pode copiar e mandar pra quem quiser, por email, MSN, deixar em caixas de comentários, fotolog etc. (isso é para os "sem-blog" ou "sem-site").
Na segunda janelinha, você vai ler "Embeddable Player:", e esse é o código que deve ser usado pra colocar o vídeo em seu blog ou site. Você copia o que tem lá em cinza e cola num post do seu blog...
O tamanho padrão do vídeo é 425 pixels de largura e 350 de altura, eu acho muito grande, mas fazendo uma "regrinha de três" bem simples, você pode mudar esses valores pro tamanho que quiser. Eu escolhi como padrão, pra mim, 350 X 288, porque acho mais elegante.
Pra mudar o tamanho, você deve mudar, no código, onde tem width="425" height="350" (tem esses valores duas vezes, precisa mudar os dois). Mas, cuidado pra não mexer demais no código e apagar alguma coisa a mais, mude somente os valores numéricos, cuidado pra não apagar as aspas...
Claro que você pode usar também o "permalink" pra colocar somente um link pro vídeo, no seu blog...
O You Tube tem várias outras possibilidades, como mandar seu próprio vídeo pro arquivo deles, dar notas aos que você assistiu.
Esta ferramenta do YouTube.com é uma grande oportunidade para ONGs que podem distribuir vídeos ou aulas de vídeo pelo internet, músicos independentes que podem se auto-promover assim. Democraticamente, 'bottom up', através dos circulos de amigos, comunidades, blogosfera, feeds etc.
O YouTube anunciou que o objetivo é avançar para além do sucesso dos vídeos mais recentes, que são divulgados velozmente na Internet via email. O novo objetivo da empresa é criar uma experiência personalizada de programação semelhante à dos telespectadores que navegam pelos canais de TV com um controle remoto.
Os motivos para YouTube fazer tanto sucesso é que o YouTube é diametralmente oposto ao que chamamos de TV convencional. A única semelhança é que ambos passam vídeos. Na TV convencional nos sujeitamos aos horários fixos na grade de programação entre várias outras exigências, já no Youtube não há restrições de disponibilidade de tempo (você assiste quando quer) e, em relação à variedade, praticamente encontra-se de tudo, exceto coisas proibidas pelos termos de uso. Ficamos livres para escolher o conteúdo que queremos, na hora que desejarmos.

Nenhum comentário: