terça-feira, 22 de maio de 2007

Proa17A-Semana4-Atividade 17/15







RELATÓRIO DO GRUPO

È difícil trabalhar de maneira colaborativa quando estamos atarefados, pois, colaborar é interagir, é estar presente discutindo, concordando, discordando, opinando e construindo em conjunto. Neste contexto a diferenciação de nossas habilidades tem sido um fator importante para a construção da escrita. Uns tem facilidade na escrita, outras na informática, outras nas duas coisas, e, isso nos faz um grupo com tudo para realização com sucesso do trabalho. Temos objetivos comuns para compartilhar, por isso temos responsabilidades coletivas na construção do que nos é proposto.Um abraço: Sirlei-Vacaria
Tenho que concordar com a colega Sirlei. Realmente, uns possuem mais habilidades outros menos e eu estou me inserindo na segunda categoria. Estou com muitas dificuldades em trabalhar com o yuotube, que até então era uma ferramenta desconhecida. Realizei várias pesquisas, fiz até o cadastro, mas não entendi muito bem. Continuo pesquisando e aprofundando. Hoje naveguei pelo endereço sugerido pela Su. Adorei, os vídeos das fábulas são ótimos. Porém me pergunto: Como faço para produzir um? Como fazer um vídeo com a Câmara digital eu sei, mas como adaptá-lo? Sinto que as dificuldades vão se tornando cada vez maior, mas espero poder superá-las pelo menos em parte. Um abraço, Tânia-Soledade
Realmente a ferramenta YouTube é difícil, pois necessita de um conhecimento de como funciona a gravação de vídeos e também conhecer os equipamentos envolvidos no processo, além dos softwares necessários. Torna-se ainda mais difícil a compreensão da ferramenta em função do site ser em inglês e os dicionários que fazem a tradução online não se prestam para uma tradução eficiente. Já testei e parece uma criança traduzindo, traduz quase palavra por palavra e, muitas vezes, sem sentido adequado. Mesmo assim, com ajuda, pude organizar um tutorial que muito me auxiliou na compreensão das coisas. Nessa semana que termina hoje, 22/05/2007, trabalhamos bastante pelas postagens, indagações e comentários que fizemos.
Eu, na execução das atividades, posso relatar que criei o blog colaborativo e o complementei fazendo contatos com as colegas do grupo por meio de e-mail e comentários no blog colaborativo. Divulguei o endereço desse blog no Proa 17A (das atividades) dia 17/05/2007. Durante a semana pesquisei sobre o YouTube de forma a compreender seu funcionamento, possibilidades de uso e aplicações. Olhei vários vídeos, principalmente o indicado pela professora Su e vi também outras fábulas, como Fábula do Macaco, Fábula do Pé de Feijão e várias do Pica-Pau.
Dessas observações surgiram muitas questões, inclusive a já citada pela colega Tania, acima.
Entre outras dúvidas, onde encontrar softwares gratuitos para montar as Fábulas educacionais ou outros programas que venham ao encontro do interesse dos alunos. Além disso, segui os passos para postar um dos vídeos que escolhi em meu blog de testes, VEJA O VÍDEO (após este teste, se tudo funcionar, colocarei neste blog colaborativo). Demorou aproximadamente 24 horas para vir do YouTube até o blog de testes.
Também consegui colocar esse vídeo em meus "Favoritos" e agora posso assití-lo a partir daí. Adicionando aos favoritos facilita e dá rapidez para encontrar os vídeos preferidos.
Helenita

2 comentários:

Iris disse...

Olá, Tânia

Se tens uma camara digital podes fazer um pequeno vídeo, baixar no teu computador, logar no youtube e fazer o upload deste vídeo para lá. Não precisas adaptar nada. O próprio sistema do youtube se encarrega disso, certo?
Vamos nos animar e tentar? Vou ficar torcendo!
Abra@os, Iris

Helenita Leal disse...

Professoras,gostaria de esclarecer que verifiquei na lista de registros de atividades da turma 17a e constatei que a atividade 17/15 está marcada como não feita, porém nós postamos esta atividade no dia 22/05.