quinta-feira, 24 de maio de 2007

PROA17 A-Semana 5-Atividade 17/17


VERSÃO INICIAL DO RELATÓRIO FINAL DO GRUPO

Dados de Identificação:

Helenita Leal
Sirlei Lopes
Tânia Dalfollo


Introdução:

Tínhamos uma enorme expectativa em relação a esta oficina, uma vez que já conhecíamos algumas ferramentas e já a utilizávamos com nossos alunos, e mesmo já tínhamos um blog onde relatávamos nossas atividades das outras oficinas -uma espécie de diário. Sentíamos a sua utilidade e possibilidades de desenvolvermos belos trabalhos. Esperávamos surpresas e de fato fomos surpreendidos quando recebemos como tarefa destrinchar o YouTube, do qual nada sabíamos. As tarefas foram, porém, surgindo de maneira progressiva e nos introduzindo nesse mundo.
Hoje já podemos dizer que temos os conhecimentos básicos para prosseguirmos pesquisando essa interessante ferramenta.

Desenvlovimento:

O YouTube é um serviço on-line de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados por todos os usuários cadastrados.
YouTube é um líder em vídeos on-line, fundado em fevereiro de 2005 e tem vários parceiros, tais como CBS, BBC, Universal Music Group, Sony Music Group, Warner Music Group, NBA E muito mais. Ele permite que pessoas, facilmente, carreguem e compartilhem vídeo-clips no endereço: htt://youyube.com e através de websites, aparelhos móveis, blogs e e-mails. As pessoas podem olhar vídeos, eventos em primeira mão e encontrar vídeos de seus interesses. Os vídeos são classificados em várias categorias, como comédias, filmes e animações, músicas, esportes, autos e veículos, entre outros.
É possível também participar de comunidades e canais, onde você pode se inscrever e obter vídeos de seu interesse.
Através do YouTube se pode fazer download de vídeos, para seu computador, utilizando-os como desejar. E conforme dito anteriormente produzir e/ou publicar vídeos no YouTube.
O ambiente é de fácil navegação, a barra de ferramentas nos conduz facilmente aos objetivos desejados. Possui um sistema de ajuda bastante eficiente e o acesso aos vídeos é imediato, trazendo um breve histórico de cada vídeo.
Vemos o YouTube como uma forma interessante de o professor fazer o diferente em suas aulas. Introduzir vídeos como complemento aos conteúdos trabalhados, levando os alunos para o laboratório de informática e dando a eles a possibilidade de incluir vídeos em um blog o que é uma atividade interessante para ser desenvolvida em sala de aula e também fora dela, já que em grupos com maior acesso a computadores ele pode servir para as tarefas extraclasse. O professor poderia explorar uma música de várias formas, sugerindo o preenchimento de lacunas em cima de conteúdos que estão sendo desenvolvidos, poderia criar outras letras utilizando melodias e colocando estas letras nos blogs, com a música cantada e gravada pelos próprios alunos. Cremos que aí cabe a criatividade e a facilidade do manuseio da ferramenta por cada um. Isto se aplicaria dentro da teoria da construção do conhecimento, pois de acordo com Jean Piaget, a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção de contínuas e novas estruturas. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.
Aqui também podemos inserir Freire, que diz que se deve utilizar a capacidade de pensar e sentir do aprendiz para promover a sua aprendizagem.
Trata-se aqui da desopressão de nossa capacidade de pensar, de nos conceder autonomia. Conforme argumenta Freire: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele.”(Freire, Pedagogia da Autonomia, p.86). Como poderia o aluno pensar, sentir e por conseqüência aprender, em um mundo que ele não compreende, não sente, não vivencia?

YouTube Tutorial

1.YouTube é um serviço online de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados (uploaded) por todos aqueles usuários que se cadastraram.

2. Para ir ao site do Youtube poste num site de pesquisa, por exemplo, o Google, o endereço: http://youtube.com

3.Cadastre-se, clicando em Sign up e preencha os dados solicitados na tela que aparece para que você fique habilitado a carregar seus vídeos no site e a postar vídeos do seu interesse no seu blog, ou salvá-lo em seus favoritos.

4. Para você iniciar. Eis aqui algumas sugestões que você pode fazer com o YouTube:
 Carregar (upload) e compartilhar seus vídeos na rede mundial (Wordwideweb)
 Navegar por milhões de vídeos originais carregados (uploaded) por membros de comunidades
 Encontrar, aproveitar e criar grupos de vídeos e conectar com pessoas que têm similares interesses
 Customizar (registrar à sua maneira) sua experiência com listas (playlists) e subscrições
 Integrar YouTube com seu site na web (website) usando vídeos implantados ou APIs
Há muito muito mais a explorar.

5. Os videos estão classificados no site por categorias:

Autos & Vehicles - Autos e Veículos
Comedy Comédia
Entertainment Entretenimento
Film & Animation Filme e Animação
Gadgets & Games Máquinas & Jogos
Howto & DIY Instrução & Treinamento
Music Música
News & Politics Notícias & Políticas
People & Blogs Pessoas & Blogs
Pets & Animals Animais domésticos&Animais
Sports Esportes
Travel & Places Viagem & Lugares

6. Na barra de ferramentas superior existe a guia “Channels” onde você encontra vídeos que foram carregados por membros do YouTube, onde você pode adquirir e obter novos vídeos endereçados a você (como membro).

7. Clicando na guia “Community” você vê as comunidades existentes, podendo se inscrever nelas.

8. Como fazer um vídeo?

Você necessitará ter um aparelho que possa capturar filmes digitais- este poderá ser um gravador, câmera digital, e até o seu telefone celular! Você copia seu filme para seu computador, e pode carregá-lo, então, como está, ou editá-lo com um software como o iMovie ou Windows Movie Maker e adicionar títulos ou efeitos especiais. Para maiores detalhes e informações leia o “Making and Otimizing Your Videos” http://www.youtube.com/t/howto_makevideo . Para alguns tipos de fones celulares e aparelhos móveis, você pode também carregar diretamente no YouTube, sem copiar o arquivo para o seu computador antes.

9. Fazendo e otimizando seus vídeos

YouTube é projetado de modo que você possa compartilhar seus vídeos com amigos e sua família da maneira mais fácil possível. Você provavelmente já tenha as ferramentas para fazer um vídeo, mesmo que você não tenha um gravador. Web cams (Câmeras web), câmeras digitais, e até mesmo o seu celular muitas vezes tem características para gravar vídeo - muitas câmeras têm um dispositivo opcional para vídeos.
Assim veja o que você realmente dispõe e surpreenda-se! Muitos desses aparelhos gravam em formato .AVI ou .MPG , ambos o YouTube suporta, e os vídeos gravados com esses formatos podem ser carregados diretamente do aparelho ou depois de serem copiados em seu computador.

10. Gravador digital ou analógico

Se você já tem um gravador digital ( um que captura em Digital 8, MiniDV, HDV, ou qualquer um de formatos DVD), então, você já pode iniciar a criar seus trabalhos. Seu gravador necessita algum tipo de conecção direta ao seu computador, como uma porta USB ou FireWire ou para inserir o DVD que você gravou. Quando você carregou o vídeo de uma câmera, você pode carregá-lo ao YouTube ou ainda colocá-lo num editor de programa para rodá-lo.
Se tiver um gravador analógico ( um desses que usa VHS, VHS-C, SVHS-C, 8mm, ou Hi8 tape) você pode ainda colocar seus vídeos no YouTube. Para isso se requer um passo extra e algum equipamento adicional, uma vez que esses gravadores não são usualmente equipados com conecções de computador. Necessita-se digitalizar o vídeo com um programa conversor, o qual converterá o sinal analógico do gravador a um sinal digital que o computador possa entender. Depois do vídeo ser digitalizado, se pode depois manipulá-lo ou carregá-lo

11.Carregando (uploading) seus vídeos no YouTube

Uma vez que o resultado final está OK, necessita-se salvar o vídeo no formato que o YouTube pode aceitar para carregá-lo (fazer o upload). Se não se é um produtor profissional de vídeo, recomenda-se salvar os vídeos nos formatos de arquivos QuickTime .MOV, Windows .AVI, ou MPG – esses formatos são os mais comuns e trabalham dentro do seu sistema. Recomenda-se especificamente o formato MPEG4 (Divx, Xvid) numa resolução 320x240 com audio. Redimensionando (resizing) para essas especificações antes de fazer o upload o ajudará a ver melhor os seus vídeos no YouTube.

12. Carregando (Uploading) diretamente com Aparelhos móveis

Se os seu celular ou PDA tem a função vídeo, pode-se carregar vídeos diretamente do aparelho para o YouTube. Após carregar o vídeo ao seu aparelho, apenas coloque seu Mobile Upload Options em avançar, e, então, envie o vídeo para o seu e-mail do YouTube. Todos os vídeos dos aparelhos móveis terão o default tags, título, e descrição que foram colocados, pode-se conferir isso, então, na mensagem do email enviada.

13. Tornando seu vídeo fácil de encontrar

Quando se faz o upload do vídeo, o YouTube requer, ao menos, uma categoria e ao menos uma tag para descrever o conteúdo do vídeo. Adicionando essas informações elas ajudam outros membros a encontrar o vídeo carregado, e se se quer audiência é preciso ajudar os outros a encontrar o vídeo. Quanto mais acurada for a tag, mais fácil alguém o encontrará.
Faça suas tags tão descritivas quanto possa – se você fizer um vídeo do seu amigo na praia, deve colocar uma tag como: festa praia surfando. Cada tag separada por um espaço uma da outra.

14. Posso salvar vídeos para olhar depois?

Não, correntemente você não pode baixar (download) seus vídeos para o seu computador. O player do YouTube é projetado para ser usado com seu navegador como uma experiência na Internet. Como uma alternativa de carregar, você pode, temporariamente, salvar vídeos para olhar mais tarde, adicionando-o a sua “QuickList”. Se você quiser salvá-lo mais permanentemente, faça login e clique em “Save to Favorites” sob os vídeos que você quer salvar (após aberto o vídeo, na parte inferior da janela do vídeo aparecem os comandos que lhe permitem, salvar nos favoritos, postar o vídeo no blog, compartilhá-lo, etc)


15. Como eu vejo e salvo vídeos?

Ver vídeos no YouTube não poderia ser mais fácil – apenas vá ao site e navegue nele, ou procure por assuntos do seu interesse. Para salvar vídeos permanentemente, você necessita se tornar um membro, e, então, clicar no link “Save to Favorites” debaixo dos vídeos(quando aberto para rodar) que você quer ver mais tarde. Você também pode usar a característica “QuickList” para salvar vídeos temporariamente, eles desaparecerão da lista quando você sair do seu navegador.

Considerações finais:

Conhecer oYouTube possibilita a nós professores o uso de mais uma ferramenta auxiliar na promoção do ensino-aprendizagem de nossos alunos.

20 comentários:

Sirlei disse...

Olá Helenita! Gostei do texto, mas, entendo como um texto coletivo e colaborativo proposto nesta tarefa a dificil missão de depois de todas estas pesquisas e sugestões que fizemos, elaborar um texto que contenha algo das postagens das três integrantes do grupo. Não gostaram da minha introdução? Penso que a que você fez poderia ser acrescentado na conclusão. O que achas? Tenho como sugestão para a Conclusão, também acrescentar:

Conclusão:

Os vídeos a muito tempo vem sendo utilizado pelo professor para proporcionar variedade de recurso pedagógico e tecnológico com o objetivo que o aluno construa conhecimento. A maneira como eles foram introduzidos nas escolas já passou do aparelho de Vídeo e está no auge ainda com o DVD e mais recentemente com a informatização das escolas através da internet no Site http://www.youtube.com que é um grande sucesso para o compartilhamento e distribuição de vídeos na Web. Este site surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.
O que mais nos preocupa em termos educacional é o acesso que existe de forma gratuita a estes vídeos on-line porque se não trabalhado anteriormente corremos o risco de proporcionar uma chuva extrema e real de violência física e moral. Parece-nos que estes tipos de informação audiovisual, avulsamente acaba por promover uma banalização inconsciente de alguns padrões de comportamento profundamente radicais. Temos a opinião de que não estão previstas as classificações, escalões ou bloqueios necessários para uma hierarquização básica e essencial de determinados conteúdos de informação visual disponível no youtube ou neste tipo de site. Sentimos que estamos constantemente a ser postos à prova perante um manual de procedimentos, quer na internet, na TV ou mesmos em alguns videojogos, e, sobretudo que se esteja a produzir padrões e modelos a seguir completamente disformes ou com tendência psicótica às gerações vindouras.
Queiramos ou não tudo tem o outro lado da moeda, e, o youtube não fica para trás. Com certeza, seus vídeos serão uns grandes aliados do professor não só para modernizar suas aulas como para se construir conhecimento através da analise da ação, reflexão e ação onde também poderemos participar criar e elaborar vídeos para colocar no site.

(Sei que tudo está aberto a mudanças, mas por favor não leve a mal esta minha sugestão. Tenho medo que o texto fique individualizado e que nossas postagens foram supérfluas.Se poderia ter outro subtítulo com sugestões de vídeos...)Eu também estva analisando nossas postagens para fazer os entrelaces. Um agrande abraço: Sirlei-Vacaria

Helenita Leal disse...

Sirlei, se você observar antes de incluir algo sempre verifico as postagens de vocês e acrescento as minhas idéias.
Fiz esta postagem ontem quase de madrugada e com a intenção de que ele torne-se um texto coletivo. Procurei agregar as idéias de todas, no entanto, sinta-se a vontade para mexer, alterar e corrigir, se julgar necessário. Todas sabemos, que este blog é colaborativo eu somente criei o ambiente e a partir daí cada um interage como puder e achar melhor.Bom trabalho a todas!

Helenita Leal disse...

complementando:

Sirlei, se analisares bem a atividade 17/17 verás que foi pedido para ontem uma postagem inicial do relatório final. Como era o último dia e vocês ainda não haviam postado uma versão extruturada como solicitado na atividade, eu a fiz.
Você também pode observar que na atividade 17/15, a mesma foi construída dessa forma, quando acessei, vi que vocês identificaram a atividade e haviam feito suas postagens então editei-a e acrescentei minhas colocações.
O que eu acho que está faltando é uma divisão das tarefas entre nós, o que você pode sugerir, uma vez que as professoras não delegaram somente a mim a responsabilidade de administração das tarefas do blog. Como exemplo do que estou dizendo você pode extrair o tutorial da minha última postagem e complementá-lo elaborando melhor a sua apresentação, o que você acha?

Teresinha Bernardete Motter disse...

Queriads colegas da minha turma:Helenita, Sirlei e Tânia, eu já estou no "limite" muito cansada de tantas tarefas, penso que vocês também.
Vou contar minha experiência, no nosso blog colaborativo, eu havia entendido que era para editar a postagem, sempre acrescentando mais na mesma postagem, depois com a intervenção da professora Suzana, entendi que não, era para ir postando cada uma sua versão.
Será que não foi isso? queridas, está tão bem feito, é o assunto que mais me atrai.Adorei saber a classificação de vídeos por categoria. Continuem, estamos perto do final.
bjs a todas
Bernardete

Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Oá meninas do Youtube, sempre ouvi falar nisto e chegou a oportunidade de aprender. As explicações de vocês estão muito claras, especificando cada coisa de uma vez. Um dia entrei neste site mas não consegui ver vídeo nenhum. Partindo das explicações de vocês vou me aventurar e ver se agora consigo. Muito legal o trabalho de vocês, abraços da colega Márcia Ferron.

Helenita Leal disse...

Sirlei, por favor, sinta-se a vontade para editar a postagem e fazer as modificações que julgar necessárias, estou aguardando sua colaboração.
Um grande abraço!

Denise Bonin disse...

Meninas o blog de vocês está um show. Muito bom para qualquer pessoa, de qualquer idade, está claro, os assuntos estão atrativos e vocês conseguiram prender a atenção do visitante. Parabéns

Sirlei disse...

Helenita pode ficar tranquila, está tudo bem. Minha sugestão já foi dada, não tenho mais nada a acrescentar. Um abraço: Sirlei.

Taninha disse...

Olá Sirlei e Helenita!
Estou um pouco perdida, pois estou sem computador em casa e não posso trabalhar aos finais de semana.Gostaria de contribuir no texto,vou aguardar as postagens que já pensaram em postar e depois posto algumas coisas que pesquisei.

Simone Poglia disse...

Colegas! Muito claro e objetivo o blog de vocês. Gostei muito do tutorial e dos vídeos que selecionaram, principalmente o "Criança vê, Criança faz". Descobri que se pode mandar esses vídeos por e-mail e MSN, muito legal! Abraços, Simone.

Helenita Leal disse...

Para Tânia e Sirlei:

Oi garotas, td bem?

Em relação à ultima postagem da Tânia, minha sugestão em relação a atividade 17/23-RELATÓRIO FINAL- é a de dividirmos as tarefas e proponho o seguinte:

Itrodução-fica com a Tânia

Desenvolvimento-fica com a Helenita
Conclusão-fica com a Sirlei

Por favor confirmem se concordarem, de modo a darmos andamento ao trabalho.
Em tempo, vamos levar em consideração as postagem feitas na atividade 17/17-versão inicial e demais postagens que fizemos, inclusive em nossos comentários.

Aguardo confirmação e bom trabalho!

Taninha disse...

Para mim está tudo bem! Helenita e Sirlei, nosso trabalho ficou muito bom, peço desculpas pela minha demora em contatos, mas estou sem computador em casa e no trabalho está difícil, mas vou fazer o melhor que puder! Posso começar a postagem? Aguardo!
Beijos!!!!!!

Helenita Leal disse...

Tânia, acho que vamos aguardar o ok da Sirlei e após, se quizer pode postar, certo?

Taninha disse...

Helenita e Sirlei!
Realizo nova postagem para a introdução ou continuo postando na mesma?
Beijos!!!!!!!!

Taninha disse...

Meninas!
Como vamos nos dividir para a atividade 17/19? Repartimos os blogs por 3? Cada uma fica com uma lista de blogs para comentar

Taninha disse...

Analisando a lista dos blogs no proa 17, dividi e deu 13 blogs para cada uma. Da Reseclér até a Eloice dá um grupo. Da Terezinha Bernadete até a Ligiane outro grupo e da Elaine a Luciene outro, excluindo claro nosso grupo.
Beijos

veraselistergomes disse...

Olá colegas gostei muito do blog de voces.Eu tinha muita curiosidade de aprender sobre este recurso,acho muito interessante.Não me aprofundei nas explicações de voces(por pura falta de tempo)mas elas estão bem esclarecedoras.Este recurso como todos os outros pode ser bem aproveitado com seu uso na educação.Os passos para a aprendizagem estão bem claros.
Trabalhar em grupo é assim mesmo as vezes encontramos certas dificuldades,ainda mais sendo a distância ,voces superaram bem as dificuldades encontradas.Abraços.Veragomes.

Helenita Leal disse...

PARA Tânia e Sirlei:

Sobre a atividade 17/19: Tânia a tua divisão em 3 grupos está OK. Minha sugestão em complementação, seguindo a ordem alfabética dos nossos nomes eu fico com o 1º (da Rosecler até Eloice);Tânia com o 2º (Teresinha até Ligiane); Sirlei fica com o 3º (Elaine até Luciene).
Para postarmos esta atividade estou criando o título referente e vamos postando a medida que terminarmos.

Bom trabalho!

Helenita Leal disse...

Para Tânia e Sirlei:

Atividade 17/23-Cfe.já havia postado anteriormente, se concordarem, o trabalho fica assim distribuido:

Introdução - Tânia
Desenvolvimento - Helenita
Conclusão - Sirlei

Obs. Após concluirmos a 17/19 vou abrir Título para esta atividade, OK?
Abraços!

Helenita Leal disse...

Para as colegas Sirlei e Tânia:
Não sou tão analfabeta assim :)
Enganei-me na ordem alfabética na distribuição dos blogs para análise, mas como a ordem dos fatores não altera o produto,como dizem os matemáticos, deixemos assim mesmo. Desculpem o engano
Um abraço e bom trabalho.