quinta-feira, 31 de maio de 2007

Proa17A-Atividade17/19 - Síntese das Sugestões das Colegas

OBS>: Esta atividade foi dividida, ficando a análise de 13 blogs para cada componente, cfe destacado abaixo:

13 primeiros - Helenita (de Rosecler até Eloice)
13 seguintes - Tânia (Teresinha até Ligiane)
13 últimos - Sirlei (Ilane até Luciene)

Postagem Helenita:

Esperei até hoje para concluir as leituras da atividade17/18, nos blogs das 13 colegas, às quais estavam a meu encargo fazer uma análise e postar sua síntese, porque muitas delas ainda não haviam postado tal atividade. Ao retomar às visitas verifiquei que algumas ainda não postaram, mas como o prazo se esgota hoje, infelizmente não posso mais adiar.
Bem, no geral as colegas gostaram do conteúdo encontrado em nosso blog, salientando que acham esta ferramenta bastante útil no ensino-aprendizagem e que nele encontraram algumas respostas sobre questões que desejavam conhecer melhor. Com certeza ficamos muito satisfeitas com isso, pois esse é o objetivo, construir conhecimento através da interação.
Entre os comentários feitos, algumas sugestões surgiram como forma de contribuição das colegas ao nosso trabalho, sendo elas:

Neuza: Dêem uma olhadinha neste endereço: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284 Pelo que entendi, para pegar um vídeo que está salvo no meu computador e levar para o youtube, é preciso converter o vídeo para um formato que o youtube aceita. Tem um programa chamado Media Coder que faz isso. Tentei baixar, mas a página não pode ser exibida. Pode estar com problemas. Será que é por aí?

Márcia: poderiam ser adicionadas figuras capturadas dos passos explicados para complementar o trabalho.

Lúcia: A fim de evitar problemas em relação a "veiculação de imagens na Internet" deixei um comentário referente a importância da autorização dos pais sobre esta questão a fim de evitar transtornos para a escola e professores.

Ediana: São várias as informações sobre uso do Youtube colocadas em diferentes postagens. Como sugestão o grupo poderia reunir todas elas em único tutorial.

Eloice: É apresentado um vídeo de fábulas com áudio o que polui auditivamente misturando o som da música de fundo do blog com o som desse vídeo.

Gostaria de agradecer, em nome de todas as componentes do grupo, a contribuição das colegas, as quais com certeza serão analisadas com muito carinho e se passíveis de serem incorporadas, dentro de nossas possibilidades, em nossa versão final, com certeza o serão.


Postagem Tânia:

Visitando aos Blogs das Colegas observei os comentários e constatei que algumas delas já conheciam a ferramenta, mas que puderam aprofundar mais o assunto. A Terezinha achou a primeira versão de nosso trabalho muito bem explicada e justificou que tivesse lido o tutorial, teria tido menos dificuldade para postar vídeos. A colega Loiva colocou que o grupo dela está tentando produzir um pequeno vídeo, mas que precisam de uma configuração para a máquina. Já a Ilane, gostou muito da ferramenta e do trabalho elaborado, mas possui uma preocupação, uma vez que os alunos adoram trabalhar com este tipo de aplicativo. A escola tem o site bloqueado e ela gostaria de saber se necessita de licença dos pais para publicar os vídeos.As colegas Andréia, Adriane, Eveline, Maristela, Sonia, Mara e Ligiane ainda não postaram a tarefa.
A colega Ilane, poderia sugerir quanto ao site bloqueado, que após a exploração da ferramenta, desenvolva projetos pedagógicos que comprovem a importância didática no uso da mesma em promoção da aprendizagem dos alunos e apresente a equipe de supervisão e direção, pois com certeza terás apoio. Quanto a licença para vídeos pedagógicos, não acredito que necessite, desde que os pais dos alunos sejam conhecedores da proposta pedagógica da escola e consequentemente dos tipos de projetos que serão desenvolvidos, mas isto não é uma certeza, vamos discutir com o grupo. As colegas que analizaram nosso trabalho acharam nosso documento inicial muito bom, acho que falta retocar a introdução, o que já estou fazendo e a conclusão.

13 comentários:

Iris disse...

Olá, Helenita
A divulgação de qualquer tipo de imagem de alunos, requer o aceite documentado dos pais.
Este é um cuidado que devemos ter, sempre. A internet, como qualquer outro recurso, pode ser usada com bons ou maus propósitos e não é um espaço isento de riscos.
Abra@os, Iris

Helenita Leal disse...

Para Prof.Iris:

Quem postou este comentário foi a colega Tânia, o que não invalida sua observação.
Conforme pode ser visto em comentários na atividade anterior, fizemos uma divisão desta atividade. Eu fiquei com os 13 primeiros blogs a Tânia com os 13 próximos e a Sirlei com os 13 últimos.
Eu somente identifiquei o título da atividade e postei como em elaboração. A colega Tânia fez a 1ª postagem e não se identificou durante a edição de sua parte.
Abraços!

Helenita Leal disse...

Para Tânia e demais colegas:

Pessoal, creio ser muito importante uma orientação quanto
a situação de plágio e direito autoral na web, pois essa é uma questão legal que não nos pode passar despercebida.
Na própria internet já é possível encontrar material referente, como o site abaixo:

http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio1.htm

Helenita Leal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helenita Leal disse...

Pessoal, tenho um problema com links em comentário, creio estar me faltando algum conhecimento ref., pois vou no google e escrevo "direitos autorais na web" e na lista escolho o 1º link, que deveria ser o postado anteriormente. Seleciono e URL,copio e colo na mensagem, mas não dá certo. Alguém pode ajudar?

Anônimo disse...

Olá colegas,
Legal o blog de vocês,o tutorial está bem claro.Acho o youtube bem complicadinho...vou seguir o tutorial e aprender mais.Tenho como sugestão que vocês retirem do corpo do blog os comentários entre vocês e coloquem aqui.
Um abraço,

Helenita Leal disse...

Oi Zilah,
Tentei encontrar no corpo do blog (postagens), onde estavam tais colocações, mas não as encontrei.
Gostaria, se possível, que vc especifique o local.
Obrigada!

Anônimo disse...

Querida Helenita,
Quando falo em "corpo" do blog me refiro a página em si,é que em linguagem HTML a tag BODY significa corpo, eu apenas traduzi para o português. As postagens a que me refiro são as postagens iniciais,como: sugestão, esclarecimento,onde estão vocês, etc.
É apena uma sugestão, não quer dizer que eu esteja certa, ok?

Suzana Gutierrez disse...

Oi Helenita

Clicando no link com o botão direito do mouse, aparece a opção "copiar link". Isso pode ajudar a copiar com maior correção.

Pode-se aqui usar a forma de digitar já no código html, tipo:

<a href="http://endereco">Nome do Link</a>

Fica tipo:
Suzana

Helenita Leal disse...

Pessoal,com a ajuda da Su consegui fazer o link para o site que traz uma orientação quanto
a situação de plágio e direito autoral na web:
Plagio e Direito Autoral

Helenita Leal disse...

Su, obrigada pela dica, realmente essa forma interativa de construir conhecimento é ótima.
Valeu!!!

saberesnecessarios disse...

Olá meninas
Legal a música para acompanhar nossa visita!
Vou especular nessa ferramenta loguinho ,pois gosto muito de videos.
Uma apresentação bonita desse blog
Abraços
Aladir Vitoria

Taninha disse...

Prof. Iris!
Realmente, coloquei que não sabia se precisava ou não de licença dos pais e que era preciso mais informações. Sei que é um cuidado que devemos ter, mas também acredito que quando os pais conhecem o trabalho desenvolvido, tudo é mais fácil.
Abraços!